Notícias

Orientações e providências acerca da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus

Esclarecimentos à comunidade escolar.


O Colégio Energia Barreiros, atento ao tema Coronavírus e suas repercussões no âmbito da saúde pública, em especial quanto aos alunos, pais, responsáveis e colaboradores da instituição, com base em recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, apresenta os seguintes esclarecimentos ou sugestões.

 

Sobre a prevenção:

É recomendado sempre que possível, principalmente antes e após contato interpessoal,  a higienização das mãos  com água e sabão, podendo ser também  utilizado o álcool gel para tal, sendo que a instituição tem o produto à disposição de todos, nos corredores onde estão localizadas as salas de aula.

 

 A escola está intensificando a limpeza de superfícies tocadas por muitas pessoas, como maçanetas, bebedouros, banheiros e corrimãos. Também é sugerido que seja evitado o contato pessoal de proximidade, como apertos de mão, abraços e beijos. A orientação de reduzir o ato de levar a mão  ao próprio rosto também deve ser intensificada.

 

Os professores das áreas biológicas estão sendo instruídos abordarem em sala essas medidas de prevenção.

 

Sobre o uso dos condicionadores de ar:

Praticamente todos os condicionadores de ar das salas de aula da escola são novos, tendo sido instalados ainda em 2020, estando, portanto, totalmente higienizados de acordo com os melhores padrões e funcionam em um sistema em que o ar é renovado continuamente.

 

Entretanto, algumas pessoas ficam mais suscetíveis a infecções respiratórias quando estão em ambiente refrigerado; portanto, sempre que possível, a escola priorizará a abertura das janelas em detrimento do uso do condicionador de ar.

 

Sobre uma eventual suspensão das aulas:

A escola não tomará isoladamente a decisão de suspender as aulas em função do Coronavírus, ou seja, uma atitude dessa natureza só será tomada se nossa instituição for orientada pelas autoridades competentes nesse sentido. Caso isso ocorra, o calendário escolar será alterado, inclusive em relação a possível supressão do recesso de julho.

 

Sobre os alunos infrequentes em função da suspeita de contaminação:

Alunos que possuam algum sintoma, como febre, tosse e que tenham viajado para países que já tiveram transmissão local da doença, ou que tenham algum conhecido que tenha sido diagnosticado com COVID-19, só devem comparecer às aulas após avaliação médica.

 

Nesses casos, os pais devem entrar em contato com a escola para que o aluno fique em regime domiciliar pelo tempo recomendado pelas autoridades de saúde, momento em que serão informadas as instruções sobre cada situação em específico.

 

Estando em regime domiciliar, o aluno poderá progredir no conteúdo, utilizando dos recursos Reforço Pedagógico Online e Aulas em Vídeo, oferecidos pela escola.

 

Estamos à disposição em caso de dúvidas.


Publicado em: 13/03/2020 17:38:32

Colégio Energia Barreiros - Matrículas Abertas para 2020