Barreiros

Institucional

Qualidade


O Sistema de Ensino Energia possui uma proposta que busca entendimento e compreensão de práticas pedagógicas que possam gerar para alunos, educadores e famílias reflexões que possibilitem a mudança de postura diante das exigências do atual processo educacional, sugerindo um trabalho com a diversidade na construção coletiva do conhecimento. Desse modo, explora o cotidiano escolar considerando e pensando, desde sua elaboração, em constituir-se como um roteiro que objetiva a apropriação do conhecimento científico, até a operacionalização de interações sociais qualificadas.

Outro aspecto fundamental é a interdisciplinaridade dos conteúdos, na busca constante de relações entre as áreas do conhecimento, nas quais o trabalho escolar desenvolve-se amplamente, ultrapassando a memorização de conteúdos.



Formação


A formação de alunos com espírito crítico e reflexivo está fundamentada na relação família—escola—sociedade. O Energia considera que o desenvolvimento humano se dá com base nas constantes interações com o meio social, pois este é sempre mediado por pessoas do grupo social — cujo papel fundamental é desempenhado pela escola — as quais indicam, delimitam e atribuem significados à realidade.

Nossa proposta educacional consiste em trabalhar os conceitos de sociedade, trabalho, espaço e tempo, os quais devem estar imbuídos na inter-relação. A sociedade deve ser entendida como a produção cultural nas relações com a natureza e com a humanidade, que se modifica através da produção que o ser humano engendra pelo trabalho.

O espaço deve representar a organização da natureza de forma social e histórica, e o tempo deve ser entendido por meio da produção dos grupos sociais que contribuíram para a construção de uma dada sociedade.

Dessa forma, a formação do sujeito deverá ir além da simples absorção de conteúdo acadêmico; precisa desenvolver também seu senso crítico, sendo instrumento de responsabilidade e segurança para si e para a comunidade com a qual convive.

Colégio Energia Barreiros - Ensinar diferente faz a diferença